A nossa história... um sonho realizado!


"Gapi" - "Grupo de Atendimento Psicopedagógico Integrado", foi assim o início de tudo; uma clínica com regime escolar... fundada em 1990, com a finalidade de dar suporte às crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem, múltiplas deficiências, síndromes, entre elas o Autismo e distúrbios psiquiátricos em sua maioria.

Até então, falar em Educação Especial era complicado, havia pouca informação, poucos trabalhos publicados; era preciso pesquisar muito para poder levar um trabalho de qualidade. Éramos uma equipe multiprofissional interessada em discutir sobre as dificuldades de aprendizagem, déficits cognitivos, diferenças individuais, etc...

As crianças eram indicadas pelas escolas públicas regulares, particulares e pelas redes municipais, por não conseguirem acompanhar suas turmas de classe.

Formamos um grupo, os quais estudávamos sobre a Síndrome Autista, com supervisão direta de nossos professores da faculdade, Psicólogos, Fono, T.O., Neuro, Psiquiatra, Psicoterapeuta, Musicoterapeuta, entre outros.

No início todos esses atendimentos eram realizados com parcerias e credenciamentos com a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através de sua Secretaria de Educação e Instituto de Previdência, com bolsas de estudos a todos os alunos com dificuldades financeiras; o trabalho cresceu muito, havia credibilidade por parte de todos que dependiam de nós, e o esforço foi reconhecido.

Paralelo à clínica, constituímos a primeira Escola de Educação Especial (Unidade I) com ensino infantil e fundamental com atendimento educacional especializado, a partir da idade de 4 anos, contendo sala de estimulação precoce e estimulação essencial até o 5º ano, são alunos produtivos do ponto de vista acadêmico, com suas diferenças e dificuldades diversas, com um novo conceito de aprendizagem.

A escola possui um formato técnico-científico, com fundamentação teórica, métodos e técnicas específicas que buscam atender aos objetivos de nossas propostas, com a supervisão direta de uma equipe multidisciplinar especializada, na área de educação especial e da saúde; embasada na Neurociência, como uma nova abordagem da educação "aprender, fazendo", o cérebro aprende por associação de ideias.

O objetivo é que o professor encontre um melhor canal de comunicação, para que se estabeleça uma situação de aprendizagem agradável, eficaz e de levar à transformação.

É importante constatar de que os resultados do aprendizado são unicamente determinados por fatores externos; as características biológicas tem um papel importante e fundamental que explicam as diferenças na capacidade de aprender. Outra coisa importante é que o cérebro poder mudar constantemente em decorrência do aprendizado, que é o fenômeno da Neuroplasticidade.

A segunda escola (Unidade II), se caracteriza como Espaços de Experiências Práticas, à partir de 16 anos, distribuídos em salas de Grupos Alternativos, Oficinas Pedagógicas e Artísticas e salas de Projetos Educacionais, como abordagens para alunos com diferentes habilidades alternativas de ensino.

Estes alunos são considerados aptos a atividades da vida prática e ocupacionais com alto índice de aproveitamento.

As nossas Unidades Escolares tem como proposta educacional, considerar cada criança um caso especial, portanto estuda suas reais condições para poder oferecer um trabalho de qualidade que atenda as suas necessidades mais imediatas, para poder proporcionar uma estimulação e aprendizagem de acordo com o Programa Individual de Ensino, que é a nossa meta: avaliação de Novos Programas Educacionais.

As Unidades I e II são devidamente reconhecidas pela Diretoria Regional de Ensino – DRE – Processo nº 2208/0027/04 da Cidade de São Bernardo do Campo.

O grupo "Gapi" – Escola e Clínica, cresceu muito durante todos esses anos, com o trabalho específico em Educação Especial e Reabilitação; podemos nos considerar privilegiados em atender hoje um número grande de crianças do ABCD e grande São Paulo, oficializados pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual da Educação para portadores de Autismo, sendo considerados "Referência" em Educação Especial pelo desenvolvimento do trabalho em Atendimento Educacional Especializado.

Somos hoje, o maior número de crianças e adolescentes atendidos pelo Governo do Estado de São Paulo; devidamente reconhecidos…



Venha nos conhecer

Queremos muito conhecer sua família e entender como podemos ajudar no desenvolvimento pessoal dos portadores de necessidades especiais. Estamos preparados com profissionais altamente qualificados em um ambiente de muito amor. Ligue e agende uma visita!

Endereço

Rua Atlântica, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - SP

Tel.: (11) 4121-2642
atendimento@escolagapi.com.br

Veja o mapa aqui.

Siga nos!

Escolha como quer ser informado das novidades, inscreva-se em nosso Blog e receba as notícias por e-mail

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player